27 de set. de 2011

ALPALHÃO: O Cruzeiro do Calvário




Designação: Cruzeiro de Alpalhão / Cruzeiro do Calvário
 Localização: Portalegre, Nisa, Alpalhão
 Acesso: Lug. da Devesa de Cima, EN. 118, 246,18. à entrada de Alpalhão no cruzamento da Est. de Gáfete com a Est. de Nisa
 Protecção: IIP, Dec. nº 129/77, DR 226 de 29 Setembro 1977
 Enquadramento: Urbano, isolado em terreno junto à Capela do Calvário
 Descrição: Soco de 3 degraus de planta quadrangular. Coluna oitavada sobrepujada por uma cruz chanfrada tendo esculpida numa das faces a figura de Cristo e na outra, oposta, São João Evangelista ajoelhado amparando Nossa Senhora desfalecida.
 Utilização Actual: Marco religioso-cultural
 Propriedade: Pública: estatal
 Época Construção: Séc. 16
 Arquitecto | Construtor | Autor: Desconhecido
Cronologia: 1512 - A vila de Alpalhão teve foral por D. Manuel; Séc. 16, meados - erecção do cruzeiro (KEIL, 1940) ; a capela do calvário é obra de finais do século; 1953 - obras de reconstrução pela Junta de Freguesia, tendo sido demolido o bloco de granito no qual assentava; posterior suspensão dos trabalhos pela DGEMN e reconstruição da base; 1957, c. de - retomadas as obras de reconstrução conferindo-lhe o aspecto actual.
 Tipologia: Arquitectura religiosa, quinhentista. Cruzeiro sobre soco de planta quadrada, com coluna oitavada figurando num dos lados Cristo na Cruz e no lado oposto as figuras de São João Evangelista amparando a Nossa Senhora desfalecida.
 Características Particulares: A figuração de Nossa Senhora desfalecida sustida por São João Evangelista, ajoelhado e trajando á moda quinhentista.
Materiais: Granito
Bibliografia: KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Portalegre, vol. I, Lisboa, 1940.