26 de mar. de 2011

PROJECTO: Vamos Limpar Nisa?





As imagens são do designado (provocatoriamente?) Centro Histórico de Nisa. São apenas cinco de muitas outras que naquela zona urbana da vila poderiam ser mostradas. São imagens que retratam a degradação, o desleixo e o abandono a que a autarquia votou o casco histórico de Nisa.
São imagens que chocam, por revelaram um completo desinteresse por um espaço que é habitado e em que algumas casas atingiram um nível de ruína tal, que constituem um perigo para os moradores e por quem ali passa, sejam idosos, adultos ou crianças, em caso de desmoronamento.
O interior de dois dos "edifícios" da Rua das Adegas - os mais degradados e em risco de desabamento - representam também um perigo para a saúde pública, tal quantidade de dejectos e lixo que ali se amontoa, misturados com instrumentos que revelam a sua utilização por toxicodependentes.
É tempo de a Câmara e a Junta de Freguesia actuarem, cada qual dentro das suas competências. Não basta aderir ao projecto "Limpar Portugal" , aproveitando o mesmo para uma acção anual de propaganda quando, em plena vila, dezenas de edifícios apresentam sinais de ruína e de sujidade que envergonham não só os naturais e residentes, mas também aqueles que nos visitam. Com que ideia ficarão do concelho de Nisa e das suas gentes?
28 de Março é Dia Nacional dos Centros Históricos. Vamos continuar a dizer que temos um "Centro Histórico" nas actuais condições ou a Câmara estará disposta a fazer um esforço e gastar uns baldes de cal onde ela há muito se  justifica?