As imagens são do designado (provocatoriamente?) Centro Histórico de Nisa. São apenas cinco de muitas outras que naquela zona urbana da vila poderiam ser mostradas. São imagens que retratam a degradação, o desleixo e o abandono a que a autarquia votou o casco histórico de Nisa.
São imagens que chocam, por revelaram um completo desinteresse por um espaço que é habitado e em que algumas casas atingiram um nível de ruína tal, que constituem um perigo para os moradores e por quem ali passa, sejam idosos, adultos ou crianças, em caso de desmoronamento.
O interior de dois dos "edifícios" da Rua das Adegas - os mais degradados e em risco de desabamento - representam também um perigo para a saúde pública, tal quantidade de dejectos e lixo que ali se amontoa, misturados com instrumentos que revelam a sua utilização por toxicodependentes.
É tempo de a Câmara e a Junta de Freguesia actuarem, cada qual dentro das suas competências. Não basta aderir ao projecto "Limpar Portugal" , aproveitando o mesmo para uma acção anual de propaganda quando, em plena vila, dezenas de edifícios apresentam sinais de ruína e de sujidade que envergonham não só os naturais e residentes, mas também aqueles que nos visitam. Com que ideia ficarão do concelho de Nisa e das suas gentes?
28 de Março é Dia Nacional dos Centros Históricos. Vamos continuar a dizer que temos um "Centro Histórico" nas actuais condições ou a Câmara estará disposta a fazer um esforço e gastar uns baldes de cal onde ela há muito se justifica?