22 de jul. de 2013

NISA: A religiosidade popular nos edifícios







Mau grado algumas restrições à utilização do azulejo como material decorativo nas fachadas dos edifícios, em Nisa há alguns exemplos de religiosidade popular expressa em painéis de azulejos, alguns de fino recorte e belíssima execução, bem enquadrados na textura geral dos edifícios que ornamentam, enquanto outros, simbolizando embora, o sentimento, a fé ou a devoção dos respectivos proprietários no santo ou santa com o seu nome, revelam, contudo, mau gosto ou, pelo menos, uma "obra" menos conseguida.
Salvou-se, nesses casos, a intenção...

3 de jul. de 2013

NISA: Capelas sanjoaninas à janela





São cada vez menos, mas a tradição sanjoanina de fazer as capelas ou coroas de flores, vai-se mantendo em Nisa, salpicando as paredes de algumas casas de colorido e de vida, muitas vezes despertando a curiosidade de quem passa e não habituado a estas manifestações de cultura popular.
Há cada vez menos gente em Nisa. As taxas de natalidade estão pelas horas da "troika" e dos políticos corruptos que têm matado a esperança aos portugueses. Mas, alheias, a este estado deplorável de tristeza e de desesperança, algumas mães e avós, vão tecendo com mãos de artistas estes arranjos de flores naturais, em homenagem aos santos populares e às tradições herdadas desde um tempo bem distante.

2 de jul. de 2013