29 de nov. de 2012

NISA: Um Centro (pouco) histórico





Nisa tem um Centro (pouco, quase nada) histórico. Não há dinheiro nas autarquias (Câmara e Junta) para resolver algumas questões prementes, entre estas, precaver a ruína de edifícios que há muito ameaçam derrocada, algumas já concretizadas. A Câmara, com aquele arrojo que se lhe reconhece, tem "resolvido" as situações mais "delicadas" e embaraçosas para a sua imagem, com "intervenções" dignas da Idade Média e de épocas flageladas por grandes epidemias. Casa em ruínas é casa de portas trancadas a tijolo e cimento, não vá o visitante ser contagiado por algum vírus ou ter a ousadia de olhar o interior abandonado, o lixo e os dejectos acumulados.
Longe da vista, longe do coração e o "coração" de Nisa, velhinha e histórica, é um coração destroçado pelo abandono, pelo desleixo, pela incúria, pela vergonha de um poder local que faz propaganda, política e partidária,  da reabilitação urbana e nada reabilita, antes pelo contrário.
Querem exemplo mais vergonhoso do que o do forno na rua Capitão Pais de Morais adquirido pela autarquia ou o da "casa das janelas imperfeitas" na Rua Dr. Graça, há longos anos aguardando que as obras se concluam?
Se há dinheiro disponível para o show-off da propaganda, acudam, pelo menos às situações mais delicadas e que ao longo dos anos temos, profusamente, denunciado.
Façam algo de útil antes de entrarem, oficialmente, em campanha eleitoral.
Mário Mendes

24 de nov. de 2012

13 de nov. de 2012

PATRIMÓNIO(S): A Anta de S. Gens




Monumento com câmara poligonal de sete esteios, chapéu in situ e corredor curto, com 2 esteios. Localiza-se a Norte do caminho antigo de Alpalhão para Tolosa, junto à ermida arruinada de São Gens, sobre a parte mais elevada de um pequeno cabeço.
Texto e fotos de Leonor Rocha in http://megaantas.blogspot.com